Linha de crédito de R$ 6 bilhões para pequenos negócios

O BNDES, em parceria com o Sebrae, disponibilizará R$ 6 bilhões em uma linha de crédito para micro e pequenos empreendedores.

As concessões deverão atingir 280 mil negócios enquadrados nessa modalidade, ao longo de dois anos.
Anunciada ontem (17), a iniciativa foi concebida, de acordo com as duas instituições, para superar dois problemas que os micro empresários enfrentam na tentativa de obter financiamento: os elevados juros cobrados e o excesso de burocracia.
Uma pesquisa de 2016 do Sebrae indicou que, para quase a metade deles (47%), a redução da taxa de juros cobrada seria a melhor solução. Por sua vez, uma maior maleabilidade na lista de garantias exigidas para que o financiamento seja aprovado foi citada por 27% dos entrevistados.
Na maioria das vezes, as saí­das encontradas são negociar prazos de pagamento com fornecedores e recorrer a cheques pré-datados ou especiais e ao cartão de crédito empresarial. “Os bancos se tornaram grandes demais para atender aos pequenos empresários”, afirmou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. A ideia é que os empreendedores contem com o auxílio das chamadas fintechs, companhias que utilizam recursos tecnológicos para atingir melhores índices financeiros (ABr).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP