A - Estudo da Matemática

O uso da internet está cada vez mais incorporado na rotina de estudos dos jovens. Além do professor em sala de aula, os alunos buscam informações na rede e se beneficiam de outras ferramentas, como aplicativos. Entre plataformas online que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria da Educação do Estado indica a Khan Academy, que pode ser usada por qualquer pessoa disposta a aprender Matemática de um jeito diferente, por meio de jogos e atividades guiadas. Os conteúdos são divididos por assuntos como Fundamentos da Matemática, Geometria, Cálculo, Aritmética, Equações, entre outros, assim como por níveis de ensino. Mais informações no link: (https://pt.khanacademy.org/).

B - Cortes Cárneos

O curso teórico e prático “Cortes cárneos bovinos e suínos” será realizado nos dias 22 e 23 de março, em Campinas, e está com inscrições abertas. A iniciativa é do Centro de Tecnologia de Carnes, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Voltada para a indústria frigorífica e mercado varejista, a programação oferece o conhecimento das técnicas de obtenção de cortes cárneos bovinos e suínos, imprescindíveis para os frigoríficos exportadores e para aqueles que pretendem atuar na comercialização da carne acondicionada em embalagens para o varejo. A abordagem prática será o grande diferencial do curso, com demonstrações do uso de facas profissionais, estrutura do músculo, cor da carne fresca, manipulação de produtos cárneos e agregação de valor a cortes cárneos bovinos e suínos. Informações tel. (19) 3743-1882 ou (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

C - Engenharia e Negócios

A Schneider Electric, líder na transformação digital em gestão de energia elétrica e automação, lança o Go Green in the City 2018 - desafio global que visa encontrar ideias e soluções inovadoras para cidades inteligentes e mais eficientes em termos energéticos. Em 2017, participaram cerca de 20 mil jovens inovadores (58% mulheres), de 3.000 universidades, em 180 países. Neste ano, as apostas para os concorrentes do evento são altas, com tutoria, networking, viagens, prêmios em dinheiro e oportunidades de negócios e emprego. Os participantes são convidados a enviar suas ideias em uma das cinco categorias: Sustentabilidade e Inclusão, "Ideia Sustentável Sem Fronteiras/Inovadora" (em qualquer tópico), Economia Digital, Smart Supply Chain ou Cibersegurança. Para mais informações, visite: (www.gogreeninthecity.com).

D - Área de Gastronomia

Para quem quer se desvincular do mercado em que atua ou está desempregado e busca uma alternativa de baixo investimento e fácil implementação, abrir um negócio de alimentação pode ser uma saída. É na capacitação e orientação de pequenos empreendedores que se dedica o chef belga Henri Magnée e a confeiteira Maria de Fátima da Silva. Em 2010, os sócios fundaram a Henri’s Creperia para ministrar cursos de um dia em que os alunos aprendem na prática como fabricar crepes, churros gourmet, waffles, frango frito e fritas à belga, além de receberem orientações para abrir uma loja física, foodtruck ou fast-food no segmento. A escola já formou entre 3 mil e 4 mil pequenos empreendedores. Outras informações: (www.henriscreperia.com.br)

E - Programa de Empreendedorismo

Já estão abertas as inscrições para empreendedores interessados em participar do programa Startup & Makers na 1ª edição da Campus Party Natal. O programa selecionará startups na categoria Early Stage - projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento; na categoria Growth Stage – startups avançadas, com uma equipe robusta e desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuam faturamento; e um grupo de makers - entusiastas e hobbyistas que são capazes de criar, construir, modificar ou fabricar objetos e/ou projetos, com ou sem o uso de tecnologia, englobando diversas áreas como internet das coisas, fabricação digital, eletrônica, software, robótica, games e impressão 3D. Informações: (brasil.campus-party.org/cpbr-natal/startupandmakers/).

F - Cama e Banho

Com uma meta de crescimento de 25% em 2018, a Altenburg está com tudo pronto para a abertura de mais uma unidade fabril – a primeira no exterior. Atualmente são duas plantas em Blumenau, uma em São Roque (SP) e outra na região metropolitana de Aracajú. A quinta planta começa a operar nas próximas semanas em Ciudad del Leste, no Paraguai, com uma área de 4 mil metros quadrados e 40 empregos diretos. A empresa é, hoje, a maior produtora de travesseiros do Brasil. Chegam ao mercado todos os anos 12 milhões de unidades. A companhia, com 95 anos de tradição e inovação, está entre as marcas líderes nacionais, com foco em design, conforto e qualidade em edredons, roupas de cama, protetores e toalhas. Saiba mais: (www.altenburgstore.com.br).

G - Mobilidade Urbana

No último dia 13, a Voom, o serviço de helicóptero sob demanda que opera em São Paulo, anunciou que se juntou à Airbus Helicópteros como parte da estratégia da empresa para fornecer novas soluções de mobilidade urbana. A Voom foi inicialmente lançada em 2016 como um projeto da A3, departamento de inovação da Airbus no Vale do Silício. Desde o lançamento, a Voom tem experimentado um crescimento em seus negócios, alcançando um crescimento de mais de 200% em número de viagens na comparação mensal. O progresso da Voom fornece fortes evidências de que a viagem aérea pode ser uma alternativa viável ao transporte terrestre nas cidades mais congestionadas do mundo. Hoje, a Voom opera em oito (8) helipontos e quinze (15) rotas em São Paulo. Saiba mais em: (www.voom.flights).

H - Vencendo a Crise

O Brasil está passando por momentos político-econômicos complicados, porém não há soluções fáceis para resolver a situação que estamos acompanhando nos últimos anos. Com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre os tempos de crise e as diversas formas de superá-los, a FADISP promove palestras que serão ministradas no auditório da Faculdade, a partir das 19h. No próximo dia 28, o coordenador do curso de Administração, Roberto Falcão, profere a palestra “Identificando oportunidades na crise”; no dia 27 de março, a professora de Economia, Celina Ramalho, apresenta o tema “2018: O novo ciclo da economia brasileira”; no dia 26 de abril, o professor David Rastin aborda questões sobre “Aspectos contábeis”. Fechando o ciclo, no dia 24 de maio, a coordenadora do curso de Direito, Andreia Antonacci, debate sobre “Os reflexos da reforma trabalhista” (http://www.fadisp.com.br/eventos/ciclo-de-palestras-fadisp).

I - Comunidade do E-commerce

A terceira edição do Mercado Livre Experience, evento que reúne a comunidade do e-commerce para debates sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e negócios, já tem data marcada: 1° de setembro, no São Paulo Expo. A expectativa para este ano são cerca de 10 mil participantes – um público 70% maior que o da edição 2017 – com audiência composta por empreendedores, startups, lojistas online, profissionais de tecnologia e demais atuantes no setor de comércio eletrônico. A pré-venda de ingressos já está disponível, com valor promocional de R$ 99,90, em (http://www.mercadolivreexperience.com.br/ programacao/). No ano passado, o evento contou com especialistas como Nir Eyal, professor da Stanford, Sam Lown, CTO da Cabifay, Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, além do COO do Mercado Livre, Stelleo Tolda.

J - Tecnologia Educacional

A Bett Educar 2018, considerado o maior evento de tecnologia educacional da América Latina e um dos maiores do mundo, apresenta em sua 25ª edição diversas novidades para o setor no País. O evento, que acontece de 8 a 11 de maio, no Expo São Paulo, já está com suas inscrições abertas para as atividades gratuitas destinadas aos visitantes, e também para o Congresso Bett Educar 2018. Voltado para gestores públicos e privados de educação, educadores e todos os demais públicos de interesse do segmento, a Bett Educar contempla mais de 120 atividades. No Congresso Bett Educar, onde são realizadas as palestras pedagógicas com renomados educadores e especialistas nacionais e internacionais, haverá debates de temas atuais e relevantes para a educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio, entre outros. Saiba mais em (www.bettbrasileducar.com.br).