O que é sucesso para você?

Eduardo Shinyashiki (*)

Hoje, o que não faltam são técnicas indicativas, desde as mais complexas até as mais simples, para se alcançar o sucesso profissional e pessoal.

Geralmente, esses métodos trazem a promessa de que, se seguirmos os seus passos, teremos resultados positivos. Mas o fato é que nem sempre o ser humano consegue definir o que representa o sucesso para si, afinal essa palavra tem um leque de significados muito grande. Cada um tem uma ideia particular, tem associações mentais e emocionais diferentes, mesmo que sejam com pequenas nuances.

É comum seguirmos os passos de outros indivíduos que tiveram retornos assertivos como exemplo, porém o resultado, muitas vezes, não é o esperado. Como consequência, temos a sensação de que nada deu certo e de que não somos capazes. Existem algumas atitudes - reflexões simples e indispensáveis - para obtermos o que desejamos em todas as áreas de nossas vidas, como a autoconsciência e a percepção sobre o que realmente importa para nós.

Para ir ao alcance dos seus ideais, é possível destacar quatro atitudes essenciais: seja você mesmo e perceba e respeite a sua unicidade, o seu brilho e a sua energia; cuide da sua atitude mental - a força do ser humano para o sucesso se encontra na intencionalidade, e ter atenção direcionada permite criar uma representação interna do objetivo final.

Lembre-se do poder de ter as metas definidas, negligenciá-las impacta no tempo, na força, no foco e na direção perdidos; crie ações para concretizar os seus sonhos, organize seus recursos e o seu tempo - a sabedoria não é puramente teoria, também é preciso colocar em prática.

O sucesso não é algo estático, mas, sim, um estado que muda nos períodos da vida, algo a ser confirmado periodicamente. Precisamos constantemente de novos desafios e, com quatro questões, podemos avaliar se estamos seguindo o caminho do nosso sucesso: “eu estou realizando os meus objetivos de vida?”; “estou feliz com o que conquistei?”; “eu cresci durante o caminho?”; e “outras pessoas se beneficiaram com os meus resultados?”.

O sucesso definido como satisfação própria vem do fortalecimento da autoestima, do reconhecer e utilizar os próprios talentos. É um processo de evolução pessoal, em que três pilares se conectam: ter bem claro o próprio conceito e significado de sucesso; conduzir a própria vida de forma ética e coerente com os próprios valores; se sentir satisfeito com os resultados obtidos no passado, no presente e as metas estabelecidas para o futuro.

Seja você a pessoa que visa à solução, não o problema. Ainda que sejamos colocados à prova em momentos de revés, sentir-se realizado é determinante. Firmar expectativas nos resultados que envolvam o seu reconhecimento pessoal contribui para que o sucesso seja alcançado.

É você quem constrói o seu sucesso todos os dias e merece desfrutar e compartilhar dele em todas as suas ações para viver como sempre desejou.

(*) - Mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. É referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos e livros (www.edushin.com.br).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP