Livros em Revista 09 a 11/12/2017

metropole t4emsproario

Metrópole: Contos que a vida conta

RM.Sant’Ana – Anne Viana (Ilustr) – Autografia – Trazendo uma pegada dos guetos periféricos paulistas, recebemos crônicas de um universo, na maior parte das vezes – se não sempre – relegado, quase esquecido. O autor, advindo de um deles, elenca situações que vivenciadas ao dia-a-dia nas comunidades periféricas, dão tintas às páginas. Obra de contexto relevante, esclarecedor. Desafortunadamente verdadeiro. Não é meramente um apanhado de textos de protestos, antes, um grito para receber a devida atenção. Impactante!

nao se deve t4emsproario

Não se Deve Esquecer: Genocídio armênio

Mariam Baidarian – Scortecci –  Ao compilar memórias de seu pai, Pedro Baidarian, a também compositora o biografa, num impressionante relato, que basicamente, remonta a 1915, quando do genocídio armênio, promovido pelo governo turco. Momentos sangrentos, que não conseguiram eliminar a escolha pela vida e plena liberdade, que sempre motivou a trajetória armênia. Ressalte-se que armênios, históricamente foram perseguidos e verdadeiramente massacrados, esquecidos, expurgados, todavia, jamais deixaram de orgulhar-se de sua origem e importância, dai essa obra ser antes de tudo, uma ode à vida. Emocionante!

gloria t4emsproarioGlória, Queda, Futuro: Histórias de uma empresa que foi longe demais

Luiz Carlos Ramos – Novo Século – Experiente professor, radialista e jornalista, embrenhou-se nos bastidores de um recente episódio de manifesta corrupção em nossa rés publica, no qual desvendou-se um esquema bilionário de pagamento de propinas e desvio de recursos, que bem poderiam auxiliar nossas instituições públicas.  O caso Odebrecht, que lançou o nome do Brasil, aos píncaros mundiais, de corrupção jamais descrita, desvela um sistema há muito arraigado em terras brasilis . Empresa líder de mercado, nacional e internacional, teve suas atividades paralisadas com milhares de empregos perdidos. Nesta obra, o leitor encontrará detalhes, não expostos pela mídia. Verdadeira e jornalisticamente esclarecedor!


o trem t4emsproarioO Trem e Outras Histórias

Mônica Guttmann – Veruschka Guerra (Ilustr) - Paulus -  A psicóloga , arte-terapeuta e demais atributos, traz uma obra fascinante. Fala de ilusões, sonhos, alude a criança interna, incidente em cada adulto, que não deveríamos perder, e principalmente, cultivar e respeitar a criatividade inerente à criança. Criou uma metáfora, o trem, dando contas das idas e vindas de nossas trajetórias. Mini contos,  dão-nos relatos do cotidiano existencialista, de cada um de nós. Creio, não haverá leitor que não se enquadrará num deles. O que dá titulo ao livro é um reflexo de vivência. Racionalmente encantador.

Mais Lidas