Encontre seu Espaço

Cada indivíduo possui uma “Competência Essencial”, habilidades que surgem naturalmente e que se mostram através de nossos hobbies, e interesses e que as pessoas ao redor logo reconhecem como talentos

A simpatia natural que um bom RP necessita, a curiosidade do jornalista, o senso de humor do vendedor, a boa memória de um gerente bancário, entre outros exemplos, demonstram a importância de identificar nossas habilidades naturais. Muitas pessoas iniciando uma carreira ou em fase de revisão estão voltadas para questões externas. Como anda o mercado? Quais as profissões melhor remuneradas? Para onde vai a tecnologia?

Todas estas perguntas são importantes, entretanto eles vão entrar em pauta numa terceira ou quarta fase de decisões. A questão à qual deveríamos nos apegar diuturnamente em nossa vida profissional é em relação à nossa Competência Essencial. O que você faz melhor do que a média? Faz sem esforço? Gosta de fazer? Dançar, pensar, ler, ouvir, falar, brincar, rir, escrever, organizar, desorganizar, etc., etc. Tudo isto está relacionado com a capacidade de realizar coisas. As pessoas de maior destaque e sucesso no mercado estão em sintonia fina consigo mesmas.

O mercado é um frio e pragmático executor da lei de seleção natural, contudo é também um ávido colecionador de talentos. As oportunidades serão maiores para os melhores talentos. Nem todo mundo precisa ser um grande gênio da humanidade, mas há diferentes níveis de genialidade. Existem músicos geniais e também mecânicos geniais. O segundo não vai empolgar plateias, entretanto deverá alcançar grande sucesso e realização profissional.

Imagine fazer algo de que gosta muito e ainda receber remuneração por isso. Esta é a síntese da Competência Essencial aplicada ao mercado profissional. Todo o indivíduo é dotado de um conjunto de habilidades específicas que o diferencia da massa e, ao mesmo tempo, lhe permite integrar-se à comunidade de forma harmônica e útil. Este enunciado estabelece uma lei que nos empurra a buscar nossa realização profissional.

dulce magalhaes

Dulce Magalhães (*)
Ph.D em Filosofia pela Columbia University
(www.dulcemagalhaes.com.br)

Somos diferentes uns dos outros e estas diferenças são complementares. Alguém, em algum lugar, necessita de uma habilidade que você possui. Este é o início de tudo. O segundo passo é identificar oportunidades de transformar suas habilidades em valor no mercado. Um bom contador de estórias pode vir a ser um excelente e feliz redator publicitário ou um médico razoável. É preciso dar forma ao talento. Assim como qualquer produto no mercado necessita de embalagem, distribuição e marketing o profissional precisa gerenciar seu processo da venda do talento. Transformar seu talento em algo desejável, comercial, diferenciado e competitivo.

Outra questão a ser pensada se refere à mobilidade. Mover-se para mercados que apresentem uma maior demanda de suas capacidades é inquestionavelmente uma ação estratégica. Assim, não espere o mercado mudar, mude você. Identifique e estabeleça um posicionamento mais vantajoso para sua atuação. Descubra onde aplicar as capacidades que você possui. Reposicione-se no mundo. Isto exige uma boa dose de criatividade, começando a ver de forma diferente o que sempre foi um padrão estabelecido em sua vida.

Muitos talentos naturais são desperdiçados por absoluta falta de auto-observação. Atenção e perspicácia possibilitam um diagnóstico exato de nós mesmos. Inovação é a técnica para transformação. Assim, você primeiro descobre quais são seus talentos. O que você faz bem. Depois, você pensa em como aquilo pode ser útil para alguém.

Esse é o processo para juntar de forma mais perfeita o quebra-cabeças da carreira. Descubra que peça chave é você e em que parte do quebra-cabeças do mercado você se encaixa perfeitamente. Essa é a essência e a síntese da gestão de carreira. E essa tarefa é indelegável, cabe a cada um a responsabilidade e o correspondente poder de definir a própria trajetória. Reflita sobre isso. Suerte!

 

banner js

Colabore com nossa coluna: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso

Mais Lidas