Como você motiva sua equipe?

Neco in temproarioNeco Ribeiro

escritor e palestrante, faz consultoria de gestão em RH e Vendas, trabalha como gestor de RH na L3 CRM, membro da Academia de Coaching Integrativo.

Todo gerente, diretor, ou gestor que exerce atividades de liderança dentro de sua empresa está diariamente buscando soluções para tornar as equipes mais produtivas, focadas nas metas da área em que atuam, e principalmente, comprometidas com os objetivos estratégicos da organização

E quando falamos em produtividade, foco e comprometimento, estamos lidando basicamente com a motivação das pessoas. Muitos gestores passam horas se perguntando: “Por que minhas equipes não são produtivas?”; “Por que meus funcionários não ‘vestem a camisa’ da empresa, mesmo recebendo salários altos?”. Resposta rápida: motivação.
Há tempos, os bons salários não são mais suficientes para motivar e manter bons profissionais nas empresas (principalmente a geração Y em diante). Uma pesquisa recente da Catho Online, feita com mais de 46 000 participantes, aponta que os fatores que mais motivam os profissionais no trabalho são o bom relacionamentos com as pessoas no trabalho, o reconhecimento profissional e a possibilidade de trabalhar com o que se gosta. Salário e acúmulo de capital não aparecem nem entre os cinco principais fatores de motivação.
Muitas vezes, as instituições investem tempo e dinheiro em reestruturações de RH, definições de planos de carreiras, cargos e salários, contratam inúmeras consultorias, e acabam se esquecendo do mais básico: o que motiva as pessoas a acordarem pela manhã, e irem trabalhar? Eu acredito que, antes de contratar uma consultoria de RH (e eu faço essa consultoria), todo gestor pode se atentar a alguns pontos, que geralmente custam muito pouco e podem gerar ótimos resultados, relacionados à motivação de pessoas em uma empresa. Na L3 CRM empresa onde atuo como gestor de RH, temos uma maneira de agir que nos remete a alguns tópicos que faz toda a diferença no dia a dia, vou relatar alguns deles abaixo e numa outra oportunidade vou explicar como fazer em cada um.
Invista na qualidade de vida das pessoas
Construa uma hierarquia horizontal
Permita horários flexíveis de trabalho
Não dê ordens, compartilhe responsabilidades
Promova uma comunicação efetiva
Dê liberdade às pessoas, e surpreenda-se com os resultados

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso

Mais Lidas